A mídia e os movimentos sociais de antigamente

Cara pintada

Alguns movimentos sociais, culturais que ocorreram no Brasil há alguns anos tiveram grandes repercussões graças a Televisão. Por algumas vezes até sofreram  influência por parte dela, fazendo com que mudasse ou ‘mascarasse’ um pouco os fatos, com isso, a mídia acabou mudando o rumo e contribuindo para uma nova página em nossa história.

Nem tudo foi tão negativo. Alguns veículos midiáticos foram fundamentais nesse processo, contribuíram de forma contundente, mostrando ao povo a realidade da época. Abriram discussões sobre a educação, cultura, e chamaram atenção para a questão sociocultural na qual vivíamos. Exemplos de movimentos que aconteceram em nosso país e tiveram grande repercussão por meio da TV, foram a Tropicália e o movimento que ficou conhecido com os “caras pintadas”.

Tropicália, ou tropicalismo foi o movimento musical mais importante do nosso país, surgiram da união de uma série de artistas baianos, no contexto do Festival de Música Popular Brasileira promovidos pela Rede Record, em São Paulo e Globo, no Rio de Janeiro. Um momento crucial para a definição da Tropicália foi o Festival de Música Popular Brasileira, no qual Caetano Veloso interpretou “Alegria, Alegria” e Gilberto Gil, ao lado dos Mutantes, “Domingo no Parque”. Contou com as participações de Gal Costa, Costela do Galão, Tom Zé, Nara Leão, e nos poetas Torquato Neto e josé Carlos Capinam, no professor Rogério Duprat, guitarrista Lanny Gordin,teve ainda em Rogério Duarte um de seus mentores intelectuais. Suas ideias acabaram impulsionando a modernização, não só da música, mas da própria cultura nacional. Aprofundou o contato com formas populares ao tempo em que assumiu atitudes experimentais.

Sincrético e inovador, aberto e incorporador, o Tropicalismo misturou rock mais bossa nova, mais samba, mais rumba, mais bolero, mais baião. Sua atuação quebrou as rígidas barreiras que permaneciam no País. Pop x folclore. Alta cultura x cultura de massas. Tradição x vanguarda. Essa ruptura estratégica aprofundou o contato com formas populares ao mesmo tempo em que assumiu atitudes experimentais para a época. O movimento, libertário por excelência, acabou reprimido pelo governo militar. A cultura do país, porém, já estava marcada para sempre.

OsCaras-pintadas” foi um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 e tinha como objetivo principal o impedimento do Presidente do Brasil e sua retirada do posto. O movimento baseou-se nas denúncias de corrupção divulgadas pela mídia, em especial a Rede Globo, que é uma entidade que depende essencialmente do governo (pois sem os “anúncios”, reciprocidades e verbas públicas a Globo literalmente quebra), Collor tomou sua mais audaciosa atitude: Ousou quebrar a Globo, simplesmente cortando toda a verba publicitária governamental, feito isso a emissora passou a declarar “guerra” contra o até então presidente, começou a fazer reportagens contra o seu mandato influenciando assim os estudantes, no final conseguiu o que queria o Impeachment. Nessas denuncias por parte da TV, disfarçada de interesse, o povo brasileiro teve um lado positivo, conseguiu a saída da presidência de um homem que até então não estava cumprindo com o seu dever. Outra contribuição, lado positivo da TV para com a população, foi a criação de um sistema de educação brasileiro por televisão. Apesar de ter sido implantada há pouco tempo no Brasil, a importância da Televisão na Educação foi percebida já na década de 60 quando a TV Cultura de São Paulo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo criam a experiência pioneira do ensino através da Televisão com um telecurso que prepara os candidatos ao exame de admissão ao antigo ginásio (5ª à 8ª série). Inicialmente, os telecursos eram apresentados por professores,depois passou a ser apresentado por artistas da emissora. Telecurso é um sistema de educação brasileiro por televisão criado pela Fundação Roberto Marinho (TV Globo) e Fiesp. Atualmente várias emissoras, públicas e privadas, exibem as tele-aulas, aulas pela televisão, nas quais o aluno pode ter acesso a conteúdos de Ensinos Fundamental e Médio sem sair de casa. As matérias são gravadas em blocos, divididos por área.Estreou na televisão em março de 1995, nas manhãs da TV Globo que tem como objetivo ampliar a oferta do ensino e contribuir para a qualificação de jovens e adultos trabalhadores em diferentes setores econômicos.Uma questão a ser debatida e o horário da programação educativa que é cedo, deixando a desejar e não conseguindo atingir uma grande parte da população, dos interessados. Qualquer canal de televisão, aberto ou a cabo, é uma concessão pública e, como tal, deve ter a finalidade de atender aos interesses dos cidadãos e as finalidades da população e programas com fins educativos, artísticos, culturais e informativos para qualificar, engrandecer a vida de quem busca esse meio.

Referências:

http://www.fazendomedia.com/globo40

http://tropicalia.uol.com.br/site/internas/movimento.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tropic%C3%A1lia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s