O jornalismo e o jornalista de hoje

O novo jornalista

No jornalismo do passado, produzir uma matéria era estudar um caso, o que levava o jornalista a pesquisar de forma rebuscada o assunto que seria publicado. Produzir um bom texto, aprofundar o tema e checar todas as fontes eram quesitos obrigatórios. Faziam naquela época o chamado “jornalismo quente”, o ofício que dava plantões nas portas de delegacias em busca de informações e notícias confeccionadas in loco.

Hoje o dia continua somando 24 horas, mas já não é possível produzir notícias como antigamente. Notamos que a forma como a informação passou a ser consumida mudou consideravelmente, e nisso mora a explicação para o jornalismo pouco eloquente que hoje é feito. 

Se fizermos um estudo das mudanças ocorridas na imprensa brasileira dos anos 80 para cá, vamos perceber que muita coisa mudou. A mídia hoje é eletrônica, antes, basicamente impressa, o que não deixa de ser um paradoxo. Na verdade, era mais um processo industrial do que intelectual, que passava pela máquina de escrever, depois pelo papel de lauda, digitação e máquinas que pesavam em torno de 300 quilos.
Se antigamente saber escrever bem era fundamental para um jornalista, hoje continua sendo, mas não é o bastante. O jornalista de hoje precisa estar afinado e atento com as novas tecnologias da informação e da comunicação (TICs), que envelhecem muito rápido. Nesse meio o processo anda em alta velocidade, torna-se imprescindível se esforçar e acompanhar. O jornalista de hoje, como o de antes, tem que ser um autodidata aberto para inovações que chegam desafiando o profissional de comunicação.
 
A mudança no perfil do profissional é acompanhada por alterações ocorridas nas condições de trabalho no interior das redações dos jornais em função da introdução dos computadores nas últimas duas décadas. Hoje é indispensável saber usar as ferramentas disponíveis no mercado, principalmente as que se aplicam às mídias digitais. Dominar os processos de desenvolvimento da informação e as plataformas nas quais ela será inserida, torna o profissional de comunicação em alguém que pode se destacar e ser bem visto no mercado que só se expande. Não é preciso saber tudo, mas é de suma importância conhecer de tudo um pouco.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s